quarta-feira, 3 de março de 2010

Desflorestação


A Desflorestação tem diversas causas. Vamos aqui tentar expor de forma clara e esquematizada as causas e algumas consequências directas da Desflorestação.

Causas:

- Desbaste comercial
Realizado através de maquinaria pesada que para além de destruir a flora provoca a compactação do solo.
- Agricultura intensiva
A agricultura nos terrenos desflorestados não é compensadora, pois ao fim de 6/7 anos os solos encontram-se inférteis; dá-se o desgaste do solo; e leva à destruição do habitat natural dos animais.
- Exploração de minas, de pedreiras e de petróleo
Para além de destruírem a zona onde estão implantadas contaminam os solos e a água com produtos tóxicos.
- Construção de barragens, túneis e estradas
Vai encorajar a exploração de madeira e muitas vezes leva à deslocação de populações.
- Economia / política dos países
Para as nações tropicais a madeira é uma importante fonte de capital estrangeiro. São os países desenvolvidos que em parte obrigam ao abate das florestas uma vez que são eles que mais precisam de matéria-prima.

Consequências

- Redução da biodiversidade. A biodiversidade é responsável pela variedade de genes existentes no mundo; estes são necessários para produção de medicamentos, alimentos e outros produtos (recursos biológicos).
- Desaparecimento de culturas. Ao entrarem em contacto com outros povos perdem hábitos importantes que os têm acompanhado desde sempre.
- Infertilidade do solo. Com a desflorestação os solos ficam desprotegidos do vento e das chuvas (erosão do solo) o que provoca o arrastamento de minerais para outros locais.
- Diminuição de oxigénio -> aumento de dióxido de carbono. Na fotossíntese as árvores consomem CO2 e produzem O2; logo se as cortarmos estaremos a aumentar os níveis de dióxido de carbono (vai contribuir para o efeito de estufa) e a diminuir o oxigénio de que tanto necessitamos para viver.
O aumento de CO2 é também provocado pela queima dos combustíveis fósseis. Os incêndios são muitas vezes usados como meio de desflorestação, o que aumenta ainda mais os níveis de dióxido de carbono.

9 comentários:

  1. e verdade esta muito dificil hohje em dia eu adoro reciclagem por AJUDEM O MUNDO

    ResponderEliminar
  2. este material e muito util vou usa-lo em um projeto escolar

    ResponderEliminar
  3. Este texto me ajudou muito.

    ResponderEliminar
  4. pedro da escola jarbas pernambucano23 de novembro de 2011 às 04:58

    massa eu amei esse blog!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. o trabalho é sobre o filme A Historias Das Coisas , mas eu não achei esta questão !!
    Quem pode me ajudar

    ResponderEliminar
  6. Ajudou bastante!!
    Vou usar este texto para fazer um trabalho escolar.

    ResponderEliminar
  7. O ser humano é muito inteligente, digo isso porque sei que se quissem nada disso estaria acontecendo com o nosso planeta. Mas ao mesmo tempo ambicioso por produtos que elevem a sua riqueza pessoal, e com isso destroem tudo que possa produzir valores para o sua riquesa, embora dentro de poucos anos morra, deixando um legado de destruição em prol de sua ambição. A terra, nosso lar no cosmos, está sendo destruídas pelo ser que deveria preservá-la.

    ResponderEliminar